sexta-feira, 16 de julho de 2010

Retrospectiva 1993 á 2010



1993
Paulo Maluf toma posse na prefeitura e herda uma dívida de 5,78 bilhões de reais. Em 1996, no fim de seu mandato, o número saltaria para 16,28 bilhões. A cidade ferve com os megashows de Michael Jackson e Madonna e os paulistanos deliram no Estádio do Morumbi ao som de Thriller e Like a Virgin.

Irmo Celso
1 milhão
é o número de desempregados na Grande São Paulo 

FONTE: DIEESE


NA BOCA DO POVO
Roberto Loffel

IVO NOAL

Dono de uma banca capaz de arrecadar 600 000 dólares por dia, o maior bicheiro de São Paulo é caçado pela polícia.
OTÁVIO MESQUITA
Chato assumido, Otávio Mesquita ganha audiência na madrugada.
MARCELO SODRÉ
Coordenador do Procon, o principal órgão de defesa do consumidor da cidade, o "xerife" recebe 15 000 reclamações por mês.
SERGINHO GROISMAN
À frente do Programa Livre, o apresentador transforma-se num dos principais ídolos da moçada.


CINE VAI, CINE VEM
Em uma semana, os paulistanos perdem duas salas de cinema: o Cine Copan, vendido aos evangélicos da Renascer, e o Cineclube Oscarito, na Praça Roosevelt. O Espaço Banco Nacional (atual Espaço Unibanco) nasce no lugar do Majestic e vira o novo point da Augusta.


PENTEADO DA DISCÓRDIA
Eduardo Albarello

O corte de cabelo com uma franja meio lambida da apresentadora Lilian Witte Fibe na reestréia na Globo dá o que falar.

PM FAZ CAMPANHA PEGA-TROTE
Os trotes correspondiam a 40% do total de chamadas no serviço 190. Seis meses depois da campanha, o índice foi reduzido a 2%. Hoje, o número voltou a subir: 20%.

UFA! 
Eduardo Albarello

A peça Ham-Let, dirigida por Zé Celso, desafia o público com suas cinco horas de duração.

FACADA NO BOLSO 
O bar do Teatro Municipal vende a latinha de Coca-Cola mais cara da cidade: 50 000 cruzeiros, o equivalente hoje a 14 reais.


Retrospectiva
1994

Egberto Nogueira
Com o real em circulação e a hiperinflação domada, os paulistanos abandonam as calculadoras dos tempos do indexador URV e finalmente podem analisar o que está caro e o que está barato nas prateleiras. Em julho, a cidade pára para ver a seleção brasileira conquistar o tetracampeonato mundial. O time comemora a vitória sobre os italianos com uma homenagem ao piloto Ayrton Senna,morto dois meses antes no Autódromo de Imola. Em outubro, Fernando Henrique Cardoso vence as eleições presidenciais com 54,3% dos votos válidos.

RG PARA CÃO E GATO
Por 10 reais, os animais ganham uma plaquetinha com um número de identificação e os dados dos donos registrados no Centro de Cadastramento de Indivíduos (CCI).

DANO IRREPARÁVEL
A Justiça de São Paulo decreta a prisão temporária dos donos da Escola de Educação Infantil Base, na Aclimação. Eles são acusados de usar crianças em filmagens e fotografias pornográficas. Há uma maciça divulgação do caso pela imprensa. O delegado Edélcio Lemos considerou a denúncia de duas mães de alunos procedente e abriu inquérito, num dos maiores casos de erro policial da história. Inocentados, os donos da escola seriam indenizados pelo estado, oito anos depois, em 250 000 reais cada um.

28 000 LÂMPADAS
A Avenida Paulista ganha seu primeiro telão luminoso.

NA MARRA
Torna-se obrigatório o uso do cinto de segurança na cidade (no resto do país ainda não era). Hoje, a multa prevista é de 127,69 reais, além de o motorista infrator somar 5 pontos na carteira de habilitação.

A TERRA TREME
Bairros como Bela Vista, Alto da Lapa, Pinheiros e Tatuapé sentiram um dos maiores tremores de terra já medidos na capital. Reflexo de um terremoto que abalou o norte da Bolívia, foi o 26º registrado no país desde 1941 pelo Instituto Astronômico e Geofísico da USP – mas nem chegou a entrar na escala Richter.

NASCEM... 
...os restaurantes Gero, Spot e Ráscal, que fazem sucesso até hoje 
...os shoppings Plaza Sul, Butantã, Interlar e SP Market Center 
...a modalidade do seqüestro-relâmpago 
...a Get Together Travel, primeira agência de viagem gay da cidade



SE LIGA!
Lei prevê multa para proprietários de celulares e bips que tocarem em teatros, cinemas, casas de espetáculos, hospitais, repartições públicas municipais e velórios. Não se conhece até hoje alguém que tenha sido autuado.

Em alta
Mario Rodrigues

Iguana (foto) como bicho de estimação 
Carros importados 
A Rua Haddock Lobo
Galeria do Rock 
Tom Cavalcanti e seu João Canabrava 
Lojas Dollar Days
Pastora Sônia Hernandes, da Renascer
Cavanhaques e piercings na rapaziada

3,7 milhões
de pessoas ficam a pé: 90% dos 10000 coletivos que circulam na capital param e os metroviários também entram em greve

JOGATINA
Amparado pela Lei Zico, de 1993, o São Paulo Futebol Clube inaugura o Bingo Pamplona. É o primeiro de muitos.

Roberto Loffel
''Tem coxinha?''
O craque corintianoViola aos garçons do requintado restaurante Massimo

GOLPES DA MODA 
Cláudia Martins

Violento e eficiente, o jiu-jítsu é um sucesso.

"RICARDÃO"
Ag. Estado/Clóvis Ferreira 

A CET começa a usar manequins com uniforme de marronzinho para inibir os motoristas apressados.

SEM FILA
Lei municipal garante às grávidas prioridade em todos os estabelecimentos comerciais.

Retrospectiva
1995
Fernando Henrique assume a Presidência em clima de otimismo e Mário Covas toma posse no governo de São Paulo. Um decreto-lei do prefeito Paulo Maluf bane o cigarro de bares e restaurantes e causa enorme polêmica entre fumantes e antitabagistas da cidade. O rodízio de carros começa a ser discutido.
Eduardo Albarello
Em alta
Sobrinhos
do Ataíde, da 89 FM 
Carne de animais silvestres nos restaurantes
Patins in-line 
DJ Mau Mau 
Pão ciabatta 
Boliche
Forró

TRAGÉDIAS... 
A estudante da Escola Politécnica da USP Renata Alves é assassinada com seis tiros por Christian Hartmann. Ele matou a ex-namorada, feriu o namorado dela e suicidou-se. 
 O industrial Sebastião Raimundo de Farias, de 45 anos, mata com tiros no coração as filhas gêmeas Isabele e Estefani, de 7 anos, e suicida-se, na garagem do prédio onde moravam, em Moema.


POLÊMICA NO HOSPITAL
Elena Vettorazzo 

Encenada na maternidade de um hospital desativado, o Umberto Primo, na Bela Vista, sem atores globais no elenco e com texto pesadíssimo, a peça O Livro de Jó, com Matheus Nachtergaele, é a maior surpresa da temporada.

OITO ALGARISMOS
A Telesp faz mudanças para deixar os telefones com oito dígitos. Ainda há mais de 700 000 pessoas na fila para comprar uma linha telefônica na cidade. O preço chega a 5 000 reais no mercado paralelo.

NASCEM...
Eduardo Albarello 

...o primeiro túnel do Complexo Ayrton Senna
...o Shopping D&D
...os prédios do Projeto Cingapura
... a casa noturna Tom Brasil

4 trilhões
de litros de água
Em apenas nove dias, despenca do céu o equivalente a vinte Represas de Guarapiranga. A cidade afunda em novas enchentes.

FIM DOS TOBOGÃS
O Parque Aquático The Waves é colocado à venda.


AFUNDOU
Roberto Loffel 

A réplica da caravela ancorada havia 25 anos na Avenida 23 de Maio vai a pique. Seus 500 metros quadrados de área útil, que já abrigaram um restaurante, uma loja de materiais de construção, a danceteria Latitude 2001 e outros estabelecimentos comerciais, são demolidos para a construção de um edifício.

BRONZE NA PINACOTECA
A Pinacoteca expõe 58 esculturas do mestre Rodin. Cerca de 150 000 pessoas visitariam a mostra do artista.

Atrações internacionais
Cláudio Rossi 

Rolling Stones (Pacaembu) 
Pato Banton (Olympia)
Donna Summer (Olympia)
Ray Coniff (Olympia)
B.B. King (Bourbon Street)
Elton John (Ibirapuera)

ARRASA-QUARTEIRÃO
A chegada da rede mundial Blockbuster causa rebuliço entre as videolocadoras concorrentes. Ela começou com uma loja na Rua Pedroso Alvarenga, no Itaim Bibi, e hoje possui 42 unidades.

CASA DE JACÓ 
A um custo estimado em 2 milhões de dólares, a Congregação Sefaradi ergue, em Higienópolis, a sinagoga mais suntuosa da cidade.

CENTRO DE NEGÓCIOS
Prédios arrojados fazem explodir a região da Marginal Pinheiros e da Berrini. Em quinze anos, o metro quadrado salta de 100 para 2 000 dólares. A maior novidade é o World Trade Center, que reúne hotel, shopping de decoração e torre de escritórios.

90%
dos 10 milhões de anúncios espalhados pelas ruas da cidade estão em condições irregulares

NO QUINTAL DE CASA
Maluf desapropria um quarteirão para criar uma praça milionária perto de sua casa, no Jardim América. O caso foi parar na Justiça.

ESPIGÃO
A Comissão de Legislação Urbanística autoriza a construção do primeiro prédio na Nova Faria Lima. Hoje, a avenida abriga mais de 180 espigões.

Retrospectiva
1996

Um Fokker 100 da TAM cai sobre uma área residencial, a 1200 metros da pista do Aeroporto de Congonhas, mata 99 pessoas e provoca o maior desastre aéreo em área urbana no país. Num outro acidente aéreo, morrem os integrantes do grupo Mamonas Assassinas. Depois de muita polêmica, o rodízio de carros vira lei na cidade. Celso Pitta é eleito prefeito de São Paulo.

Eduardo Pozella
MARATONA NA PASSARELA 
A realização quase simultânea dos desfiles do Phytoervas e do MorumbiFashion movimenta o mundo das passarelas. Aos 16 anos, com vestido xadrez e lenço no pescoço, a modelo Gisele Bündchen, então contratada da agência Elite, aparece pela primeira vez em Veja São Paulo.

Em alta
Recepcionistas
do Salão do Automóvel
Lojas de aluguel de roupa de festa
Festas em galpões
Compras
no Paraguai

Gravações do Sai de Baixo
Comida japonesa
Bungee jump

Luis Garcia
BOA DE BOLA
Milene Domingues, futura senhora Ronaldo Fenômeno, é escalada para o primeiro time feminino do Corinthians.


HOT-DOG MOTORIZADO
Ambulantes trocam os carrinhos por vans adaptadas e chegam a vender 160 sanduíches por dia.


A MÚSICA PAROU
Gustavo Lourenção 

Quando o avião em que estavam Dinho, Bento, Samuel, Júlio e Sérgio se chocou contra a Serra da Cantareira e os integrantes dos Mamonas Assassinas morreram, 1,8 milhão de cópias de seu CD já tinham sido vendidas. Nenhum disco saiu tanto num período tão curto no Brasil.

''Você só está acostumado
a cortar queijo francês.''
Luiza Erundina, candidata a prefeita de São Paulo pelo PT, ao senador Eduardo Suplicy,
que a acompanhava em campanha
e vacilou diante de uma rapadura

O GIGANTE DA PAULISTA
Antonio Milena 

Depois de seis anos de disputas judiciais e abandono, o terreno da mansão Matarazzo, na Avenida Paulista, vira estacionamento. Seu uso é o mesmo até hoje. O valor estimado do terreno é de 115 milhões de reais. Quanto a família paga de IPTU? Sente-se: 1,7 milhão de reais por ano.

MARCHA PARA JESUS
O evento de adeptos de várias igrejas evangélicas reúne cerca de 1 milhão de pessoas no centro de São Paulo.

URNAS
Em maio, Maluf surpreende ao escolher o candidato oficial à sua sucessão: o secretário de Finanças, Celso Pitta. Um mês depois, José Serra decide ser o candidato do PSDB. Pitta leva a melhor, no segundo turno, contra Luiza Erundina, do PT.

1 milhão
de passageiros usam os trens metropolitanos: 30% invadem as estações sem pagar passagem.

NINGUÉM VIU
Cinqüenta e três detentos escapam do presídio do Carandiru por um túnel.

CARRO NA GARAGEM
Assembléia aprova rodízio de veículos, com multa de 100 reais. Seu objetivo era diminuir a poluição, mas acabou mesmo contribuindo para melhorar os problemas do trânsito. O rodízio municipal (com multa de 85,13 reais) seria instituído em 1997.

LUXO
Com modelos e preços de enlouquecer, as grifes Chanel e Versace aportam por aqui.

10 000
paulistanos procuram seus parceiros por meio de agências de matrimônio.

EM BRASÍLIA, 19H
Várias emissoras de rádio da cidade conseguem dispensa da obrigatoriedade da transmissão da Voz do Brasil.

Retrospectiva
1997


Egberto Nogueira
Celso Pitta, sucessor de Paulo Maluf, assume a prefeitura. Antes de completar um ano de governo, a administração municipal já dá sinais de falência: não tem dinheiro para o PAS, para o Cingapura, para o Fura-Fila, para as escolas, para a limpeza urbana, para a manutenção dos parques, para tapar buraco de rua...

''Matei mesmo. Não sou de levar
desaforo para casa.''
Cícero Barbosa da Silva, funcionário público, que disparou três tiros contra Vagner Freitas de Jesus, fiscal da CET, ao ser multado por parar na faixa de pedestres. Ele foi condenado a catorze anos de prisão

Rogério Montenegro
Em alta
A
apresentadora Ana Maria Braga
O bairro da Vila Olímpia
Black music
As pílulas de papel do Frei Galvão
A Rua Fidalga e suas danceterias
a sobremesa Petit gâteau

SAÚDE
O ex-prefeito Paulo Maluf é submetido a uma cirurgia para remoção da próstata e extirpação de um tumor. 
 O ex-governador Orestes Quércia confirma estar se submetendo a um tratamento de radiologia para combater um tumor na próstata.


EXPLOSÃO
A Polícia Federal indicia o professor Leonardo Teodoro de Castro por detonar uma bomba caseira dentro de um Fokker 100 da TAM durante o vôo. A explosão provocou um rombo na fuselagem da aeronave e a morte do empresário Fernando Caldeira de Moura.

Ag Estado/Sebastião Moreira
SEM MANUTENÇÃO
Com uma fenda de 15 centímetros, a Ponte dos Remédios dá sinais de que pode ruir. A Marginal Tietê é interditada, e a cidade pára.

SEQÜESTRADO...
Levado por três homens quando brincava na sala de sua casa, na Vila Carrão, o garoto Yves Ota, de 8 anos, é assassinado com dois tiros no rosto no mesmo dia porque reconheceu um de seus seqüestradores, um dos policiais militares que trabalhavam como seguranças nas lojas de seu pai, o comerciante Massataka Ota.

MORTE NA USP
O corpo do estudante Daniel Pereira de Araújo, de 15 anos, é achado na raia olímpica da USP. O garoto e um grupo de amigos teriam sido perseguidos por seguranças da instituição quando nadavam no local, o que é proibido. Laudo do Instituto Médico-Legal atesta que Daniel morreu afogado.

''É uma granjinha,
com alguns poucos frangos.'' 
O ex-prefeito Paulo Maluf, em Paris, sobre a empresa Obelisco, que pertencia à sua mulher e estava sendo investigada por ter participado de um suposto esquema viciado de fornecimento de frangos para a prefeitura de São Paulo

A GRANDE ARENA 
Eduardo Albarello 

Interditado em 1995 por causa de infiltrações, o Estádio do Pacaembu reabre depois de mais de um ano em reforma.

PENA RECORDE
Agilson Gomes da Silva recebe a maior pena dada a um estuprador em São Paulo: 229 anos e dez meses de prisão. Ele violentou 27 mulheres entre fevereiro de 1995 e 24 de novembro de 1996, quando foi preso.

SUPERORQUESTRAS
As filarmônicas de Israel (sob a regência de Zubin Mehta) e de Nova York (sob a regência de Kurt Masur) tocam no Parque do Ibirapuera.

1 500
buracos surgem diariamente nas ruas. A prefeitura só consegue tapar metade.

O BOOM DOS FLATS
Explosão de flats na cidade. Do fim dos anos 90 até hoje, o número de unidades passou de 7000 para 35000. A demanda por hospedagem não acompanhou esse ritmo e o negócio tornou-se um mico.

SORRIA, É UMA MULTA
Prefeitura instala radares fotográficos nas avenidas mais movimentadas da cidade.

VITÓRIA DAS PERUAS
Mais ágeis que os 13 000 ônibus da frota da capital, cerca de 8000 peruas e vans de lotação legalizadas ou clandestinas firmam-se como opção de transporte.

NEGÓCIO MILIONÁRIO
O disque 900, sistema de serviços pagos, coloca 270 números disponíveis ao paulistano. Há desde linhas de namoro até SOS gramática.

ROMBO NO CAIXA
Relatório do Banco Central aponta a ocorrência de pelo menos quatro tipos de irregularidades cometidas pela prefeitura em operações com títulos públicos, com prejuízo de 10,3 milhões de reais – todas elas autorizadas por Celso Pitta, então secretário das Finanças.


Retrospectiva
1998


O presidente Fernando Henrique Cardoso é reeleito no primeiro turno, com 53% dos votos válidos. Depois de ficar a maior parte da campanha em terceiro lugar, o governador Mário Covas passa apertado para o segundo turno, derrota Paulo Maluf e também consegue reeleger-se. No fim do ano, Covas submete-se a duas cirurgias para conter o câncer descoberto em sua bexiga.
CRIME 1
Liane Neves

É preso o motoboy Francisco de Assis Pereira (foto), o Maníaco do Parque. Ele confessa que matou onze mulheres no Parque do Estado, em São Paulo. Pereira foi condenado a 274 anos de prisão por roubo, estupro e atentado violento ao pudor.

SEM MEDO
O ex-prefeito Paulo Maluf compra um carro blindado de 110 000 reais. Desde então, a blindagem cresceu sem parar. Hoje 15 000 paulistanos têm veículos com esse tipo de proteção.

''Seus moradores ficam contentes
porque se sentem em Genève.''
Paulo Maluf, candidato ao governo de São Paulo, sobre os apartamentos de 41 metros 
quadrados do Projeto Cingapura

CRIME 2
O ator Gérson Brenner leva um tiro na cabeça ao reagir a assalto na Via Dutra quando chegava a São Paulo. Depois de onze dias em coma, ele teve perda de massa encefálica.

PRÓXIMAS PARADAS
O metrô ganha as estações Sumaré e Vila Madalena e acrescenta mais 2,2 quilômetros à sua malha. Hoje são 57,6 quilômetros, bem menos que em Paris (211,3 quilômetros), Nova York (471 quilômetros) e Londres (408 quilômetros). Diariamente, 2,6 milhões de pessoas são transportadas pelos seus 702 trens.

NASCEM...
...o Teatro Alfa Real, atual Alfa 
...a Lov.e 
...o restaurante Parigi 
...o Via Funchal


Era uma vez... 
Hotel Jaraguá, na Rua Major Quedinho, fecha suas portas. Em 1964, hospedou Carlos Lacerda, quando o político fluminense vinha conspirar na cidade às vésperas do golpe militar. Juscelino Kubitschek e José Sarney também se hospedaram ali. O hotel reabriria em 2003.

Em alta
Ricardo Chvaicer/Ag. O Globo

Ana Paula Arosio (foto), a Hilda Furacão 
Janelas anti-ruído 
Pipoca em balde nos cinemas 
Aparelhos de videokê 
Bolsões residenciais 
Pagers
Os confortáveis trens espanhóis 
Maresias, a praia da moda

MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO
Em apenas dois anos, o número de motoboys que circulam pela cidade passa de 19 000 para 30 000. Hoje são impressionantes 240 000.

POINT CULTURAL
A inauguração do Sesc Vila Mariana faz o bairro ganhar um teatro e espaços para lazer e esportes. Hoje, são doze unidades do Sesc espalhadas pela cidade.

3 milhões
de paulistanos suam a camisa em academias, parques, praças e ruas.

SAPATILHA REQUINTADA
Cláudia Martins

O bailarino russo Mikhail Baryshnikov se apresenta no Teatro Municipal, aos 50 anos de idade. Em 2003, depois de uma lesão no joelho, Misha, como é conhecido, teve de pendurar as sapatilhas.

POR QUE PAROU?
Obras inacabadas são quase 100 na cidade.

VIA-CRÚCIS
20th Century Fox

Paulistanos sofrem para verTitanic, campeão de filas em 45 salas.

CRIME 3
O empresário Girsz Aronson, dono da rede de lojas G. Aronson, é seqüestrado. Ele é libertado após a família ter pago um resgate de 117 000 reais.

ERGUEI AS MÃOS
Frederic Jean

O padre Marcelo Rossi, 31 anos, apenas quatro de sacerdócio, aparece com seu pique de ex-professor de aeróbica e junta multidões em missas animadas por música e ginástica corporal.

MULTAS PESADAS
Entra em vigor o novo Código de Trânsito Brasileiro.


Retrospectiva
1999

Explodem as denúncias de corrupção na prefeitura, a chamada Máfia dos Fiscais. Quadrilhas de fiscalização das administrações regionais enriquecem achacando restaurantes, casas noturnas, academias de ginástica, jornaleiros e lojas. O vereador Vicente Viscome é apontado como um dos chefões da caixinha da corrupção (condenado a doze anos de prisão, está em liberdade condicional). Pitta vive seu pior momento desde que assumiu o cargo, enfrenta ameaça de impeachment e Nicéa põe a boca no mundo: "É como se estivéssemos leprosos".

ARMA DE BRINQUEDO
Preso o desempregado Carlos Vieira de Alencar Filho, um dos maiores assaltantes dos 25 anos de história do metrô, com 39 crimes. Ele usava sempre uma arma de brinquedo.

Lailson Santos
Em alta 
O DJ Zé Pedro
Forró
A Clínica Santé
Raves
Rodízio de pizza
A Rua Amauri e seus restaurantes
Cibercafés
Empresas e cidadãos adotando praças 
Shiatsu express
Os orelhões verde-limão cheguei


DISPAROS CONTRA A PLATÉIA
Armado com uma submetralhadora, o estudante de medicina Mateus da Costa Meira atira a esmo dentro de um cinema no MorumbiShopping, durante a exibição do filme Clube da Luta. Ele é condenado a 120 anos e seis meses de prisão pela morte de três pessoas, tentativa de homicídio de outras quatro e por ter posto em risco a vida de quinze freqüentadores.

NASCEM...
Valdemir Cunha 

...o parque Hopi Hari, em Vinhedo
...os shoppings Anália Franco, Pátio Higienópolis, Central Plaza e Light
...a casa de shows Credicard Hall
...a megastore Fnac


RECORDAR É VIVER
O Gallery, que já foi a boate número 1 da capital, reabre as portas como restaurante e boate. Nunca mais, no entanto, recuperou o sucesso dos anos 80. Atualmente, abre apenas para eventos.


ZUNZUNZUM NO AR 



O barulho dos 189 helicópteros que sobrevoam a cidade começa a incomodar. São Paulo ultrapassa Los Angeles e já tem a terceira maior frota do mundo, atrás apenas de Nova York e Tóquio. Hoje estão registrados no estado 451 helicópteros particulares.

1 200
reais por mês é quanto ganha em média uma família de pedintes. 
FONTE: SOS CRIANÇA

A CASA CAIU
Depois de inúmeras rebeliões, a Febem Imigrantes é posta abaixo em demolição e os internos são remanejados.


MAIS VAGAS
Entram em operação as garagens subterrâneas do Hospital das Clínicas e do Trianon. Total de 1 200 vagas.

CAMPEÃO DA AMÉRICA
O Palmeiras conquista seu título mais importante: a Taça Libertadores.

VIVA A MÚSICA
Rogério Montenegro 

Com a inauguração da Sala São Paulo, na Estação Júlio Prestes, a cidade passa a ter quase 8000 lugares em sete casas de concertos e firma-se como capital brasileira da música clássica.

IRMÃOS NO DIAL
Programação evangélica domina 16% das emissoras de FM na capital.

105 000
seguranças particulares
atuam na capital, três vezes
mais que os efetivos da PM
e da Polícia Civil.

POLÊMICA NA NOITE
Câmara aprova lei que obriga bares a fechar à 1 hora da manhã. Mais uma determinação que não pegou.

MORTE NA FESTA
O corpo de Edison Tsung Chi Hsueh é encontrado no fundo da piscina da Atlética da Faculdade de Medicina da USP. Calouro da instituição, Edison participara, na véspera, de uma festa de recepção aos novos alunos da faculdade, na qual teriam ocorrido trotes violentos. A tragédia nunca foi esclarecida e o processo que acusava quatro então estudantes de medicina seria arquivado em 2004. Os ministros do Superior Tribunal de Justiça acolheram a alegação de morte acidental.


Retrospectiva
2000


Nicéa Pitta, ex-mulher do prefeito Celso Pitta, faz declaração pública sobre o esquema de corrupção na Câmara e acusa o ex-marido de conivência. Em sessão circense, a Câmara rejeita o pedido de impeachment de Celso Pitta. Marta Suplicy é eleita prefeita da cidade, com 58,51% dos votos.
''Meu problema não é a periferia; 
meu problema é conquistar minha
própria classe.''

Marta Suplicy, do PT, em sua vitoriosa
campanha à prefeitura de São Paulo,
querendo ganhar o voto dos ricos

Mario Rodrigues 
NASCEM...
... as megaacademias Companhia Athletica e Reebok Sports Club
... a nova loja Emporio Armani, a terceira maior do mundo em tamanho


INDENIZAÇÃO RECORDE
O Shopping Eldorado paga em juízo indenização de quase 3 milhões de reais a um psiquiatra que teve o pé esmagado pelo palco elevatório da casa de espetáculos Palladium, dentro do shopping. O valor é um recorde em processos por acidente pessoal, sem morte, no Brasil.


METALÚRGICO UNIVERSITÁRIO
A maior greve de metalúrgicos em dezesseis anos paralisa 60 000 trabalhadores em São Paulo. O movimento termina com surpreendente vitória dos grevistas, que conseguem na Justiça o direito a um reajuste salarial de 10%.

MENOS CARROS, MAIS PONTOS 
Enquanto a frota de táxis se mantém estável, dobra o número de pontos em dez anos.


NO XILINDRÓ
O ex-deputado Hanna Garib é preso, acusado de tentar subornar testemunhas que o incriminaram no processo que apura o esquema de corrupção na Administração Regional da Sé.

FORA DA LEI
Justiça pede o fechamento de 183 lojas que desrespeitam a Lei de Zoneamento nos Jardins e no Alto de Pinheiros.

UM POR ANDAR
Aumenta o número de roubos em edifícios de luxo.


Em alta 
Heudes Régis

Os irmãos Campana 
Apartamentos tipo loft 
O maestro John Neschling 
Patinetes 
Ingressos pela internet 
PF em restaurantes moderninhos 
Fernanda Lima e o seu programa Fica Comigo


ALELUIA!
Mario Rodrigues 

Viaduto Santa Ifigênia reabre, reformado e sem nenhum camelô.

125 000
câmeras vigiam os paulistanos em supermercados, shoppings, escolas, praças, ruas, avenidas, ônibus, metrôs, lojas, boates...

SÓ NA PROMESSA
Dos 67 reservatórios antienchentes anunciados pelo estado e pela prefeitura, apenas onze estão prontos.


RODÍZIO DE ÁGUA
Menos de dois anos depois do anúncio do fim dos racionamentos, volta o drama da falta d'água para os moradores da cidade.

BATIDA DA HORA 
Divulgação

Com grandes nomes da música eletrônica, o evento Skol Beats acontece no Autódromo de Interlagos. Dos 49 DJs da festa, dezessete são estrangeiros.

BARBÁRIE NA REPÚBLICA
Dezoito jovens da gangue Carecas do ABC são acusados de assassinar a pancadas o homossexual Edson Neris da Silva na Praça da República. Causas do óbito: hemorragia interna e fraturas múltiplas.

OS INCENDIÁRIOS
Protestos violentos transformam perueiros em caso de polícia. A apreensão de peruas irregulares (cerca de 10000) é o estopim das manifestações violentas.



Retrospectiva
2001

Em janeiro, o governador Mário Covas se afasta do cargo, seguindo recomendação médica, para se dedicar unicamente ao tratamento do câncer de meninge. Ele morre dois meses depois, aos 70 anos, e seu vice, Geraldo Alckmin, assume o cargo. No dia 11 de setembro, os paulistanos se chocam com as cenas do ataque terrorista em Nova York.
MARTA EM AÇÃO 
Valeria Gonçalves

OPERAÇÃO BELEZURA 1
Em janeiro, a prefeita Marta anuncia soluções cosméticas para iniciar uma limpeza na paisagem urbana.

OPERAÇÃO BELEZURA 2
Em abril, ela encerra seu casamento de 36 anos com o senador Eduardo Suplicy.

OPERAÇÃO BELEZURA 3
Em junho, Marta troca a mansão da Rua Grécia, avaliada em 1,3 milhão de reais, onde viveu 28 anos, por uma casa alugada a 700 metros dali.

OPERAÇÃO BELEZURA 4
Em agosto, a prefeita assume o namoro com o franco-argentino Luiz Favre.

CASO JERSEY
O Ministério Público estadual convoca o ex-prefeito Paulo Maluf e seus familiares para prestarem depoimento no inquérito que investiga a existência de aplicações na Ilha de Jersey, paraíso fiscal no Canal da Mancha. A família Maluf é suspeita de ter 200 milhões de dólares na ilha.


SEQÜESTRADOS...
Claudio Rossi 
A filha do apresentador Silvio Santos, Patrícia Abravanel, de 24 anos, em sua mansão no Morumbi. Ela é libertada após sete dias de cativeiro. Dois dias depois, Patrícia reencontra o algoz em casa. O seqüestrador volta à cena do crime e toma o apresentador Silvio Santos como refém durante sete horas. 
O publicitário Washington Olivetto (foto) é levado ao sair de sua agência, a W/Brasil. Os seqüestradores fingiram-se de policiais federais e forjaram uma blitz. Ao abrir a porta de seu Omega blindado, Olivetto é rendido e passa 53 dias num cativeiro. Ele é libertado pela polícia sem que sua família tivesse de pagar os 10 milhões de dólares exigidos pelos seqüestradores.

CASÓRIO-RELÂMPAGO
Cida Souza
Dura menos de cinco meses o casamento da atriz Patrícia de Sabrit com o cantor Fábio Júnior.

NASCEM...
...o restaurante A Figueira Rubaiyat, nos Jardins 
...o Hotel Emiliano 
...o Instituto Tomie Ohtake, em Pinheiros


5 000
dogueiros ocupam as ruas da cidade e vendem
150 000 
cachorros-quentes por dia

NA MIRA DO PCC
A maior rebelião da história penitenciária é deflagrada pela organização PCC (Primeiro Comando da Capital). Conectados por uma rede de telefones celulares, os criminosos envolvem mais de 28000 presos e promovem rebeliões em 29 presídios do estado. Cerca de 10000 pessoas são feitas reféns, especialmente parentes de detentos. Após 27 horas, os motins são controlados. A rebelião deixa dezesseis mortos e pelo menos 77 feridos.

Em alta
François Calil

VJ Marcos Mion
os sushis do Sacolão da Vila Madalena
insufilm no vidro dos automóveis
lugares "gay-friendly"
escolas de culinária chiques

NO ESTILO BROADWAY
Mario Rodrigues

A cidade ganha o Teatro Abril, antigo Paramount, um palco feito para grandes musicais, com 1560 lugares. Já passaram por ali Les MisérablesA Bela e a FeraChicago e O Fantasma da Ópera, atualmente em cartaz.

TRAGÉDIA NO MAR
Helicóptero com o empresário João Paulo Diniz cai em São Sebastião. Morrem sua namorada, a modelo Fernanda Vogel, e o piloto, Ronaldo Jorge Ribeiro.

TRAGÉDIA NO ASFALTO
Aos 39 anos, o guitarrista do grupo Titãs, Marcelo Fromer, morre atropelado por um motociclista ao atravessar a Avenida Europa durante uma corrida.

DIÁRIA BARATA
O grupo francês Accor inaugura, no Paraíso, o primeiro hotel internacional de categoria supereconômica no país, o Formule 1 (1 de uma estrela). Hoje são três hotéis e a tarifa mais barata é de 63 reais.


Retrospectiva 2002

Sobrevivemos a 2002. Foi com essa frase fatídica que saudei minha família pela entrada de um novo ano. A virada trouxe uma sensação de alívio. Como se tudo fosse mudar (e vai), como se o próximo ano viesse carregado de esperanças e vitórias. 
Sobrevivemos a 2002. O ano começou com a confirmação da notícia de que minha irmã se mudaria com o marido e a filha de volta para o Rio Grande do Sul (eles estavam morando em nossa casa há mais de um ano). Também começou com as diferenças entre eu e meu pai redescobertas no final de 2001 se intensificando por ele não concordar com a faculdade que escolhi cursar. Dia 15 minha irmã viajou, deixando a sensação de vazio, como se um ciclo tivesse se fechado. Mal sabia eu que o ciclo se fecharia de verdade meses depois. Dia 23 fiz 22 anos, ainda presa a muitas coisas do passado, ainda perdida, ainda confusa, como sempre, aliás, em relação ao meu futuro. Ainda ansiosa por colher sem nem mesmo saber plantar. No mesmo dia meu pai fazia 57 anos. Liguei para ele e desejei um feliz aniversário, foi uma trégua na tempestade... desejei muitos anos de vida, muita saúde e disse que o amava. Ele sempre soube disso. Fevereiro chegou pesado, minha avó passou mal, foi parar no hospital e nos deu um baita susto, meu pai ficou assustado e preocupado, mas achou que se confortaria concluindo "Sua avó já cumpriu a missão dela." ...será, pai? Talvez não exista missão para se cumprir, talvez as pessoas morram sem cumprir grandes missões ou continuem vivas após todas as missões possíveis...sempre há muito mais para se viver. 
Sobrevivemos a 2002...mas não foram todos. Ainda no início do mês começaram minhas aulas e algumas semanas depois tive a última discussão com meu pai...a gente precisava daquilo, coisas esclarecidas, muito mais para se esclarecer, falei, fui dura de propósito, acreditava que quanto maior fosse o impacto melhor seria o resultado, deu certo. Ele pensou bastante. Entendeu bastante. A frase antes de sair "Precisamos conversar"... precisávamos mesmo. Dia 22 de Março viajei. Faltei aula para visitar minha irmã, voltamos juntas, eu, ela e a nenê, meu cunhado ficou, precisava trabalhar. Era para voltar dia 2, acabamos chegando só dia 6, um sábado. Papai foi nos buscar na rodoviária, parecia cansado, normal. Estava morrendo de saudade da nenê e ficou muito feliz ao nos ver...estava vestido de blusa vermelha e bermuda cáqui, sandálias, à vontade. Não consigo nem explicar o quanto fiquei feliz ao vê-lo, dei meu último abraço. Ele nos levou em casa, disse que mandaria limpar o terreno ao lado, alguém jogara um galho enorme de árvore e as folhas, ainda verdes, tampavam toda a entrada do terreno, era perigoso. Falou do churrasco que faria no próximo sábado, se despediu. Estava alegre, conversando, rindo, era meu. Domingo feliz, a nenê de volta à casa, filmamos, tiramos fotos até de madrugada...fui despertada na segunda com a notícia que me pareceu irreal: "Vanessa, papai morreu." Infarto. Fulminante. Foi o cigarro. Não deu tempo. Não resistiu. No serviço. Nove horas. Papai morreu. Acabou. Fecha o ciclo. 
A vida sem ele. Que estranho... o velório rasgou minha vida, rompeu com o passado ao qual eu ainda estava ligada. De certa forma eu estava no caixão com ele...e todo aquele ritual macabro me jogou ao chão. Os dias que se seguiram ao velório foram horríveis. Não só pela falta dele, mas nos deparamos com uma realidade completamente desconhecida: a fazenda. Bandidos, ladrões, monstros ocultos, uma luta que fomos obrigados a lutar, ainda sem forças. Abril passou cinzento e avassalador. Minha irmã decidiu ficar mais do que o esperado e meu cunhado veio. A nenê fez um aninho, tivemos que comemorar, a vida continua e ela se tornou a alegria da casa, era impossível ficar triste ou enfraquecer ao ver aquela criança correndo pela casa, crescendo, se desenvolvendo, rindo e vivendo. De resto os problemas da fazenda e o inventário, assuntos dos quais só vou entrar em detalhes após o término disso tudo. dia 30 de Maio encontrei a Bianca na rua e a trouxe para casa, minha mãe não queria mais gatos, mas eu precisava dela. Junho. Comecei meu blog, o Brasil ganhou a copa, saí do News. Precisávamos ainda mandar limpar o terreno vizinho, que não era nosso, quem é a dona? Ninguém conhece a mulher. Ela é um nome. E só. O galho estava secando, aos poucos, aos poucos. Ainda estava ali. 
Sobrevivi ao primeiro semestre, chegamos ao nosso limite. Talvez não, talvez ainda fosse possível recuperar. Eu sentia falta da minha vida, sentia falta de viver ao invés de simplesmente tentar sobreviver...eu sobrevivia, como se pudesse, de repente, parar de respirar se deixasse a luta. E poderia. Me escondia na faculdade, precisava passar por tudo, não conseguia me desligar dos problemas da casa, dos processos, da luta da fazenda, os problemas... e assim foi passando. Aos poucos, tudo foi se acalmando, isto é, em comparação com o jeito que estava antes, porque para os parâmetros normais ainda estava fora do eixo. Me envolvi na campanha eleitoral, minha irmã voltou ao Sul para votar, meus candidatos ganharam, ao menos 2002 não foi de todo ruim. Minha irmã decidiu ficar mais alguns meses, vir para cá buscar o resto das coisas e voltar de vez. O galho ainda estava no terreno, meio escondido pelo mato que crescera. Estava seco. E lembrando, me fazendo lembrar. 
Sobrevivi ao primeiro ano de faculdade. Passei de ano. Com o tempo livre pude ir com mais frequência à igreja, o que me dá um prazer enorme. Cortei minhas amizades duvidosas e me sinto muito mais tranquila e livre, estou também muito mais fortalecida embora ainda falte alguns pedaços. Nos últimos dias de 2002 mais stress e decepções de algumas pessoas com uma pessoa em especial. Eu não me decepcionei, já sabia que essa pessoa era desequilibrada, só não imaginava que fosse uma ameaça à sociedade. A virada do ano passamos na igreja e entramos 2003 com a certeza da vitória e a sensação de alívio. 
Sobrevivemos a 2002. O primeiro dia do novo ano trouxe a tão esperada posse do nosso presidente, uma certa sensação de recarga de bateria, uma tranquilidade de que a luta continua, mas a vitória é certa, nossas forças estão maiores e nossa confiança foi renovada. Não tivemos ceia de natal, nem comemoração de ano novo, "Não há clima" explicou minha mãe. Não há mesmo. Mas o natal e o ano novo foram exatamente como precisávamos: tranquilidade, paz, esperança reacesa... 
Sobrevivemos a 2002. Sobreviveremos a qualquer coisa. E seremos felizes. Ainda não sei o que acontecerá nesse ano, mas pela primeira vez em toda a minha vida tenho a certeza de um ano maravilhoso pela frente. Dentro de mim tenho a certeza de um ano cheio de vitórias e alegrias. Tenho certeza. Ah, claro, um dia acordei e o galho não estava mais lá. Nem o mato, nem a sujeira. O terreno está limpo novamente, nu, novo. Acabou 2002...finalmente. 

Retrospectiva
2003

Numa badalada festa para 400 pessoas, a apaixonada prefeita Marta Suplicy celebra seu casamento com o franco-argentino Luis Favre. Luiz Inácio Lula da Silva, um dos doze padrinhos, toma posse como presidente numa cerimônia marcada pela informalidade e por quebras de protocolo.


NASCEM...
...o Tom Brasil Nações Unidas
...o teatro das Artes, no Shopping Eldorado
...o Kinoplex Itaim
...o Hotel Fasano
...a Fnac da Avenida Paulista


Claudio Pinheiro 
12 milhões de sushis são servidos por mês nos600restaurantes japoneses da cidade

CORTADA EM NOVE PEDAÇOS
O
cirurgião plástico Farah Jorge Farah, de 53 anos, esquarteja a ex-amante na sala de cirurgia de sua clínica, em Santana. Dois dias após o assassinato, confessa seu bárbaro crime à família, interna-se numa clínica psiquiátrica e se entrega à polícia.

ATOLADOS EM IMPOSTOS
Taxa
de luz, de lixo, ISS, IPTU progressivo... Em três anos, os tributos municipais aumentam 45%.


''Jogar uma galinha na prefeita foi uma ofensa. É como se um homem estivesse falando e jogassem um veado.''
Márcio Thomaz Bastos, ministro da Justiça, em um comentário infeliz, pelo qual se desculpou, sobre a galinha preta que um estudante atirou na prefeita Marta Suplicy durante a comemoração do 11 de Agosto na Faculdade de Direito de São Paulo

MORREM...
...o presidente e um dos donos da Schincariol,José Nelson Schincariol, aos 60 anos, baleado por dois homens que invadem sua casa em Itu.
...o diretor da Carta Editorial, Andrea Carta, aos 44 anos, ao cair do apartamento do amigo de infância Rogério Fasano.
...o empresário e criador das principais feiras de negócios do Brasil 
Caio de Alcantara Machado, aos 77 anos. 
David Drew Zingg

73
carros são guinchados por dia

A VOLTA DO CASTELINHO
Luciana Cavalcante 

Restauração de 2 milhões de reais faz renascer o castelinho da Brigadeiro. Foram dois anos de obras.

EDUCAÇÃO INFANTIL
A prefeita Marta Suplicy inaugura o primeiro Centro Educacional Unificado (CEU). No fim de seu mandato, em 2004, havia 21 deles.


BARBÁRIE NO IBIRAPUERA
Morte de estudante no lago do Ibirapuera durante a parada AME São Paulo, com apresentação de dezesseis trios elétricos, reacende a polêmica sobre o uso do parque para a realização de megaeventos.

A AMEAÇA DO PCC
Para pressionar o estado a dar boa vida a seus líderes na prisão, o grupo criminoso Primeiro Comando da Capital aterroriza São Paulo com atentados e assassinatos de policiais.

LALAU EM CASA
O
ex-juiz Nicolau dos Santos Neto consegue habeas corpus para prisão domiciliar. Detido em dezembro de 2000, ele foi condenado a oito anos de prisão por lavagem de dinheiro, corrupção passiva, estelionato e evasão de divisas na obra do Fórum Trabalhista de São Paulo, num esquema que desviou 169 milhões de reais.


Em alta 
Tapioca
A Rua Barão de Capanema e seus restaurantes estrelados
Lan houses, as casas de jogos de computador
Água com gás antes do café


Em baixa
Buffet Serra.
A rede fecha e deixa 200 clientes na mão e sem festa
Cães sem dono. Há mais de 200 000 na capital. Sessenta deles são sacrificados por dia



Retrospectiva
2004


Ricardo Bakker
Em janeiro, a cidade comemora os 450 anos de sua fundação. No Ibirapuera, a prefeitura inaugura uma fonte multimídia de 6 milhões de reais, com efeitos sonoros e luminosos. Em outubro, José Serra vence Marta Suplicy nas eleições municipais, com 54,86% dos votos. É a primeira vitória do PSDB na capital paulista.

DE GABINETE NOVO
A prefeitura muda-se do Palácio das Indústrias, no Parque Dom Pedro II, para o Edifício Patriarca, mais conhecido como Banespinha. Encravado entre o Viaduto do Chá e a Praça do Patriarca, o prédio é rebatizado de Palácio do Anhangabaú. Agora se chama Edifício Matarazzo, seu nome original.

MAIS UMA
Sessenta dos 128 menores que escapam da Febem em Franco da Rocha são recapturados. É a maior fuga da história da unidade.


Em alta
Jairo Goldflus

Efedrina nas academias 
Casas blindadas 
Mercado Municipal e sua nova praça de alimentação 
Baristas
Palmtop
Casa do Saber 
A turma do Pânico na TV 
A peça Mademoiselle Chanel (foto)

BABY BOOM
O número de gêmeos e trigêmeos em cinco grandes maternidades particulares de São Paulo cresce 31% nos últimos dois anos.

VÍTIMAS DE UMA BRUTALIDADE
Sete sem-teto morrem e oito ficam feridos ao ser atacados nas imediações da Praça da Sé. Eles foram atingidos enquanto dormiam.

CORRUPÇÃO 1
Seis anos depois do escândalo da Máfia dos Fiscais, o ex-vereador e deputado estadual cassado Hanna Gharib é condenado a vinte anos de prisão. Ele recorreu da decisão e aguarda julgamento em liberdade.

CORRUPÇÃO 2
O ex-presidente da Câmara Municipal Armando Mellão é preso, acusado de extorquir empresários e doleiros. Em troca de dinheiro, essas pessoas não seriam investigadas pela CPI do Banestado. Ele aguarda julgamento em liberdade.

CORRUPÇÃO 3
A Polícia Federal indicia o ex-prefeito Paulo Maluf e seu filho Flávio por lavagem de dinheiro, evasão de divisas, formação de quadrilha, desvio de recursos públicos e sonegação fiscal.

OBRAS E MAIS OBRAS
Com a construção de dois túneis sob a Avenida Faria Lima, a prefeita Marta Suplicy transforma a cidade num canteiro de obras.

NASCEM...
... a loja Clube Chocolate, na Rua Oscar Freire
... a unidade do Sesc em Pinheiros
... a loja Etna
... a ala nova do Shopping Iguatemi
... o Instituto Fernando Henrique Cardoso

''São impressionantes os garçons das festas de São Paulo. Eles são muito mais bonitos que os convidados.''
Chico Buarque, compositor, na festa de lançamento do filme Benjamim, baseado em seu livro

CRIMES NO ZOOLÓGICO
Vítimas de envenenamento, 73 animais morrem no zoológico. A hipótese mais provável é que o crime tenha ligações com o comércio ilegal de bichos. Dez suspeitos foram apontados pela Polícia Civil, sendo oito funcionários do parque. As investigações seguem sem solução.






1 em cada 4
paulistanos mora nas
1600
favelas da cidade

FACADA
Ocupar por apenas uma hora uma vaga de 12 metros quadrados em um dos 9000 estacionamentos da capital pode custar 12 reais.

A NOVELA DE 31 ANDARES
Heudes Regis

Após cinco anos de encrencas, o luxuoso Edifício Villa Europa, na Rua Tucumã, é desembargado. Para adequar o prédio à legislação municipal, o laudo técnico determina a demolição de 1100 metros quadrados.

SOS MASP
Miguel Boyavan

Com dívidas trabalhistas de 3,3 milhões de reais e programação de exposições esvaziada, o Masp pede doações para recuperar suas finanças.

DOCE, DOCE 
Marina Malheiros

O empresário Abílio Diniz, de 67 anos, dono do Pão de Açúcar, casa-se com Geyze Marchesi, 32, diretora de planejamento do grupo.


Retrospectiva
2005


José Serra assume a prefeitura, é traído por um vereador de seu próprio partido e sofre o primeiro revés na Câmara Municipal, com a derrota do candidato governista na disputa pela presidência da casa.
Heudes Regis
As estrelas das
colunas sociais

Levantamento de Veja São Paulo aponta as figuras mais citadas por Cesar Giobbi, no jornal O Estado de S. Paulo, e Mônica Bergamo, na Folha: 
1. Luiz Inácio Lula da Silva
2. José Serra
3. Daniella Cicarelli, que teve um ano agitado com o casamento vapt-vupt com Ronaldo 
4. Geraldo Alckmin 
5. Gilberto Gil


MARTA EM XEQUE
A Justiça
Eleitoral rejeita as contas da campanha à reeleição da ex-prefeita paulistana. Ela declara ter gasto apenas 220 260 reais.


Em alta
Mario Rodrigues 

Condomínios no interior
A Cobasi 
O goleiro-artilheiro Rogério Ceni
A danceteria The Week
Seqüestro de mãe de jogador de futebol
Bem-casado


''Na última hora, de maneira calhorda, covarde e antiética, esse cidadão se tornou presidente da Câmara.
(...) Ele fez uma jogada da pior estirpe política. Eu tenho pedigree, tenho uma origem que respeito.''
Ricardo Montoro, vereador do PSDB, irritado com a manobra que resultou na eleição de seu colega de bancada, o dissidente Roberto Trípoli, eleito com os votos da oposição a Serra



ELA PREFERIU O BAÚ
Sergio Giannotti 

Numa operação surpreendente, o SBT tira Ana Paula Padrão da Globo. A apresentadora, titular do Jornal da Globo havia cinco anos, rompeu o contrato que tinha com a emissora carioca até 2006 e fechou com Silvio Santos.

HOMICÍDIOS EM QUEDA

O
número de assassinatos na cidade cai 40% em cinco anos. Investimento na polícia e ação de ONGs ajudam a explicar a diminuição das mortes.

Número de homicídios na capital

Fonte: Seade

BLITZ FISCAL
Renata Ursaia 

Quase dois meses depois de ser inaugurada, a luxuosíssima Daslu vira o novo alvo da Polícia Federal. A loja é acusada de sonegação fiscal e importação fraudulenta. Sua dona, a empresária Eliana Tranchesi, passa dez horas detida e afirma desconhecer os procedimentos contábeis da empresa.

TRICAMPEÃO DA LIBERTADORES
O São Paulo vence pela terceira vez (1992, 1993 e 2005) a Taça Libertadores da América, a principal competição de futebol no continente, numa inédita final brasileira, ao golear o Atlético-PR por 4 a 0.

35%
dos congestionamentos são provocados por caminhões

AGITADORES DA NOITE
Bares, restaurantes e casas noturnas movimentam cerca de 1 bilhão de reais por mês na cidade. Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), apenas 1% dos profissionais ganha salário acima de 3000 reais.

Mais de
300 000
paulistanos pedalam
todos os dias

BARRADAS NA USP
Determinação polêmica proíbe bicicletas na Cidade Universitária.

TANQUES NAS RUAS 
Números de um país blindado: em São Paulo, existem 68 empresas de blindagem de automóveis.

Cida Souza 

''Cada viagem minha a Paris custa 50000 dólares.''
O estilista e apresentador Clodovil Hernandes, desempregado, curtindo a ressaca de sua sétima demissão na TV

O SONHO SÓ DUROU SEIS MESES
Acaba a sociedade do estilista Ocimar Versolato com a empresária Sandra Habib seis meses depois de os sócios inaugurarem sete lojas luxuosas.

Retrospectiva 2007

O ano da mudança climática



As mudanças do clima e as discussões sobre como enfrentar o aquecimento global estiveram no topo da agenda internacional durante 2007. O esperado relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU (IPCC, na sigla em inglês) atribuiu o fenômeno à ação humana. 

Em dezembro, representantes de todos os países da ONU se reuniram em Bali para inicar as discussões sobre o que fazer depois do término do Tratado de Kyoto, em 2012. 

Como nos anos anteriores, assuntos como Iraque, China e Chávez voltaram a fazer manchetes. Mas o círculo de líderes mundiais também ganhou nomes novos, como Cristina Kirchner, Nicolas Sarkozy e Gordon Brown. 

2007 voltou a ser um ano em que a economia global cresceu em ritmo acelerado, mas termina deixando incertezas e preocupações sobre os efeitos da crise do crédito imobiliário americano em todo o mundo, inclusive no Brasil. 

No país, Lula assumiu seu segundo mandato anunciando o PAC - Programa de Aceleração do Crescimento, que ainda não saiu inteiramente do papel. Não obstante, a economia deve registrar crescimento acima de 5%, um dos três melhores dos últimos 15 anos. 
No front político, porém, o governo e o PT sofreram pelo menos duas derrotas importantes: o acolhimento pelo Supremo da denúncia contra os acusados no escândalo que ficou conhecido como "mensalão" e a não-prorrogação da CPMF pelo Senado. 
Ainda no Brasil, o ano chega ao fim sem solução para a crise aérea, marcada pelo episódio trágico do acidente com o Airbus A320 da TAM que deixou 199 mortos em São Paulo. 

2007 deverá ser lembrado ainda pela visita do papa Bento 16, que canonizou em São Paulo Santo Antônio de Sant'Ana Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil.



Retrospectiva 2008


2008 - Nas portas da História



O ano de 2008 tem pelo menos três bons argumentos para pleitear o adjetivo "histórico": o show da pujança chinesa na Olimpíada de Pequim, a crise econômica mundial mais séria desde pelo menos a Segunda Guerra Mundial e a eleição do primeiro negro presidente dos Estados Unidos. 

No crepúsculo dos anos Bush, não foi a ameaça do terrorismo que mais tirou o sono dos americanos, e sim a crise econômica global. 

Empresas-símbolo do capitalismo mundial tiveram que se curvar e pedir ajuda, e as bolsas despencaram. Muito além de Wall Street, o mundo inteiro estremeceu e continua sentindo o choque. 

A China não escapou da crise, mas ainda é menos afetada dos que as maiores economias ocidentais e continua diminuindo a distância que a separa de EUA, Japão e Alemanha. 

Brasil 

Só no final do ano o Brasil começa a sentir com mais força o impacto da onda negativa, mas a forma como os males financeiros vão marcar os últimos dois anos de mandato de Luiz Inácio Lula da Silva poderá influenciar a escolha de seu sucessor. 

No front externo, a diplomacia do Brasil continuou caminhando na direção de uma liderança mais ativa na América do Sul e Latina. Mas a estrada não parece ser sem obstáculos, como mostram os atritos com o Equador e a polêmica em torno de Itaipu com o Paraguai. 

Iraque 

Apesar da continuidade dos atentados, o ano termina com alguma esperança no Iraque, com a definição de um cronograma para a saída das tropas americanas e britânicas. 

Se houve avanços no Iraque, a violência se fez presente no Afeganistão, Paquistão e voltou com força a Índia. No Cáucaso, Rússia e Geórgia se envolveram em uma guerra e ainda há tensão. 

Relembre esses e outros fatos na nossa retrospectiva. 



Retrospectiva 2009

Estamos exatamente na metade do ano! São 182 dias antes de hoje, HOJE, e 182 dias estão por vir antes de 2010. Com base nisso preparei uma rápida retrospectiva dos acontecimentos mundiais ocorridos até então. Confira! Se desejar acrescente algo em seu comentário!
retrospectiva 2009
Janeiro:
1- Barack Obama toma posse na presidência norte-americana. O primeiro presidente negro daquele país.

janeiro
2- Kaká recusa oferta do inglês Manchester City, uma proposta acima de 100 milhões de libras. Astronômica!
3- Cientistas norte-americanos realizam o primeiro teletransporte de informação quântica entre dois átomos separados à distância de um metro.

Fevereiro:
1- Satélites da Rússia e dos Estados Unidos colidem no espaço, 800 km acima da Sibéria, no primeiro acidente do gênero na era espacial.
2- Referendo na Venezuela aprova, com 54% de apoio, emenda constitucional que permite a reeleição ilimitada de ocupantes de cargos políticos, incluindo o presidente do país, governadores e deputados.
alt=fevereiro class="aligncenter size-medium wp-image-3959" v:shapes="_x0000_i1191">

3- Barack Obama assina plano de ajuda econômica governamental de 787 bilhões de dólares para combater os efeitos da maior crise financeira da década e recuperar a economia norte-americana e mundial.
Março:
1- AIG, maior seguradora dos Estados Unidos, anuncia prejuízo recorde de 61 bilhões de dólares causado pela crise financeira mundial de 2008, levando o índice Dow Jones ao seu mais baixo nível em dez anos e derrubando bolsas no mundo inteiro.
2- Tribunal Penal Internacional expede mandado de prisão contra o presidente do Sudão Omar al-Bashir, por genocídio e crimes contra a humanidade, tornando-o o primeiro chefe de Estado em exercício do cargo na história a ser alvo de um mandado internacional de captura.
3- Hora do Planeta, promovida pelo WWF, leva 88 cidades de 37 países do mundo a apagarem as luzes de seus principais marcos por uma hora, em protesto contra o aquecimento global.

marco
Abril:
1- G-20, reunido em Londres, anuncia a injeção de US$ 1 trilhão na economia mundial de maneira a combater a crise financeira global.
2- Sismo provoca mais de 290 mortes, mil feridos, 28 mil desalojados e danos consideráveis em L’Aquila e em toda a Itália Central.
3- Fundadores do The Pirate Bay, maior site de BitTorrent ilegal do mundo, condenados à prisão na Suécia por pirataria virtual e infração de direitos autorais após cinco anos de atividades.
4- UNESCO e Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciam oficialmente o lançamento daBiblioteca Digital Mundial.
5- Adriano, o Imperador, afirma que está na hora de “dar um tempo”.

abril
Maio:
1- Surto de gripe suína, causada pelo vírus H1N1, contra o qual ainda não existe vacina, espalha-se pelo mundo a partir da América do Norte, causando mais de 50 mortes e 4881 casos confirmados de contaminação na Europa, Ásia, Oceania e América Latina.
maio
2- Fútbol Club Barcelona conquista a Liga dos Campeões da UEFA de 2008-09.
3- Falece Augusto Boal, dramaturgo brasileiro.
4- Coréia do Norte e seus “testes” nucleares.

Junho:
1- General Motors apresenta pedido de concordata por perdas causadas pela crise financeira de 2008, sendo encampada pelos governos dos Estados Unidos e Canadá.
2- Airbus A330 do voo Air France 447, entre o Rio de Janeiro e Paris, cai no Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo, sendo pelo menos 58 brasileiros.
3- OEA revoga a suspensão de Cuba de seu quadro de integrantes, em vigor desde 1962.
4- Semana de protestos por suspeitas de fraude na eleição presidencial iraniana provoca incêndios, passeatas, atentados suicidas e censura aos meios de comunicação, além de 29 mortos, centenas de feridos, prisões e caos em Teerã.
5- Michael Jackson morre aos 50 anos, em Los Angeles.
junho
6- Farrah Fawcett morre aos 62 anos, em Santa Mônica, Califórnia.
7- Diploma para jornalista? Por que? Qualquer um pode escrever qualquer coisa que chamamos de jornalismo!
8- Brasil bate EUA de virada e é Campeão da Copa das Confederações.

Não esqueçam de participar! Adicione em seu comentário aquele fato que você acha que faltou aqui!
Agosto
cielo
César Cielo conquista duas medalhas de ouro no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos, estabelecendo novo recorde mundial nos 100 m livre e novo recorde do campeonato nos 50 m livre.
Usain Bolt estabelece novos recordes mundiais dos 100 m (9s58) e 200 m rasos (19s19) no Campeonato Mundial de Atletismo, em Berlim.
Rubens Barrichello conquista a 100ª vitória do Brasil na história do Campeonato Mundial de Fórmula 1.
Morre, aos 77 anos, o senador norte-americano Edward Kennedy.
Confirmadas 557 mortes devido à gripe H1N1 no Brasil, levando o país à liderança de casos fatais pela pandemia em todo o mundo.
PDJ de Yukio Hatoyama vence as eleições para a Casa dos Representantes do Japão, pondo fim a 54 anos de governo conservador no país.
Setembro
alt="briatore_headshot" class="aligncenter size-full wp-image-5572" v:shapes="_x0000_i1197">
FIA aplica suspensão condicional de dois anos à Renault F1 Team e anuncia banimento perpétuo da Fórmula 1 do diretor da equipe Flavio Briatore após polêmica envolvendo o piloto brasileiro Nelsinho Piquet.
Irina Bokova, política e diplomata búlgara, é eleita para dirigir a UNESCO, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.
Outubro
rj
Rio de Janeiro é escolhida como cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Nobel da Paz atribuído a Barack Obama, presidente dos Estados Unidos (ridiculo)
Jenson Button conquista o Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2009.
É assinado o acordo militar entre Colômbia e Estados Unidos, permitindo o uso de sete bases militares colombianas pelos Estados Unidos.
Novembro
blackout
Morre o ator Anselmo Duarte, aos 89 anos, em São Paulo.
Morre o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss, aos 100 anos de idade.
República Checa ratifica o Tratado de Lisboa com a assinatura do presidente Václav Klaus, removendo o último obstáculo à sua entrada em vigor
Brasil e Paraguai sofrem blecaute devido a falha na rede de transmissão da Usina Hidrelétrica de Itaipu.
Escândalo de apostas coloca 200 jogos de futebol de nove países europeus sob suspeita de manipulação.
Morre a atriz Mara Manzan.
Dezembro
silvio-berlusconi1
Porfirio Lobo é eleito presidente de Honduras, primeira eleição após o golpe militar ocorrido no país.
José Mujica é eleito presidente do Uruguai.
Vasco é Campeão da série B e o Flamengo da série A. Fluminense escapa de ser rebaixado depois de ter sido apontado com 99% de chances de cair.
Morre Lombardi.
Cesar Cielo bate recorde mundial 50m livre.
Berlusconi é atacado em público. Vai para o hospital com nariz quebrado.
O que foi notícia pelo segundo semestre/outras notícias:
massa
Felipe Massa sofre acidente na F1.
Enchente no nordeste (na verdade foi notícia desde o primeiro semestre).
Crise no senado aumenta, “movimento” #forasarney no twitter ganha “força”… na verdade não foi força, foi popularidade.
Traficantes derrubam helicóptero no RJ.
Tiger Woods para com o Golf por tempo indeterminado, depois de escândalo.
“Falecimento da jovem atriz de Hollywood, Britanny Murphy, vitima de parada
cardiorespiratória em 20/12″ (Por Simone)


Retrospectiva 2010

Retrospectiva 2010
Quando o ano chega ao fim, é comum relembrar tudo o que aconteceu de bom ou de ruim. Alguns fatos entram para a história, não apenas do ano de 2009, mas da década ou, por que não da história da humanidade, como a posse do primeiro presidente negro de uma grande nação ou a morte de um dos grandes cantores pop. Em 2009 o voo AF 447 da Air France que partiu do Rio de Janeiro não chegou a Paris. O avião caiu no mar a mil quilômetros de Natal-RN. Dos 228 passageiros mortos, 58 eram brasileiros. O Rio de Janeiro bateu a cidade de Madri na escolha do Comitê Olímpico Internacional para sediar os Jogos Olímpicos de 2016. Com esse resultado, o Rio de Janeiro será a primeira cidade da América do Sul a ser sede de uma Olimpíada. Mas nada assustou mais do que a pandemia de Gripe Suína que atacou o mundo todo e provocou milhares de mortes, inclusive no Brasil. Só no Brasil, já foram confirmados mais de 22 mil casos de síndrome. A doença matou 1.528 pessoas entre abril a novembro de 2009, segundo levantamento do Ministério da Saúde. Na televisão, as emissoras costumam promover programas especiais jornalísticos no fim do ano, mostrando eventos importantes ocorridos durante o decorrer do mesmo. Aqui na Rádio Novo Tempo o programa 50 Minutos também vai lembrar os melhores momentos do programa neste ano, então acompanhe.

0 comentários:

Postar um comentário