sexta-feira, 23 de julho de 2010



Sajjad Safari/ReutersA República Islâmica enviará sua primeira nave tripulada por astronautas iranianos ao espaço até 2019, disse nesta sexta-feira o presidente do Irã Mahmoud Ahmadinejad ao encerrar um festival da juventude em Teerã.
De acordo com a emissora iraniana Press TV o líder informou ainda que o satélite Sanjjesh será lançado de uma base iraniana e controlado por um centro espacial localizado em solo iraniano e operado por cientistas do país.
Ahmadinejad acrescentou que o projeto para lançar o primeiro iraniano ao espaço estava marcado para 2035, mas a data foi revisada durante uma reunião de gabinete nesta semana.
A intenção era adiantar ainda mais a operação, mas após as sanções recebidas pelo Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas), os EUA, a União Europeia (UE) e outras potências ocidentais, o país teve que adiar a data prevista para o lançamento da espaçonave.
"Em resposta às resoluções dos inimigos, foi decidido que o projeto será adiado em cinco anos", disse Ahmadinejad sobre o programa espacial do país.

0 comentários:

Postar um comentário