domingo, 27 de dezembro de 2009

Fim bliblico

Será que a raça humana vai acabar consigo própria e com o mundo por meio de uma explosão?
É bem certo que, pela primeira vez na história, temos os meios para o fazermos. Mas a mensagem bíblica proclama que "o nosso Deus reina". Deus está no controle de tudo e nada que a raça humana possa fazer irá impedir que a vontade de Deus seja feita. O dia vem quando Jesus Cristo vai voltar para este mundo e vai tomar o controle completo.
Como acontecerá isto?  A Bíblia é cheia de referências a este acontecimento. Este facto tem sido a confiança segura dos cristãos através dos séculos, baseado na própria promessa de Jesus: "Voltarei outra vez". A segunda vinda em poder e glória terminará o livro da história humana e mundial.
Quando acontecerá?  A resposta simples é que não sabemos - só Deus sabe. Contudo, Jesus avisou-nos em Mateus, capítulo 24,  acerca dos sinais da sua vinda:




  • desastres naturais, fome, pestes e terramotos;


  • guerras e insurreições, revoluções e opressão cruel;


  • aparecimento de seitas e falsos profetas;


  • aumento de medo e de tensão e relacionamentos desfeitos;


  • o evangelho será pregado em todo o mundo;


  • cristãos  vão sofrer perseguição intensa.


  • o sol ficará escuro e a lua deixará de brilhar; as estrelas cairão e os poderes do céu vão estremecer.





Jesus disse que o seu regresso seria repentino. Ele comparou-o a um relâmpago que ilumina um céu escuro. Será o próprio Jesus que virá e será claramente visível a todos e Ele terá autoridade total sobre todos os outros poderes, humanos ou satânicos.
Mas isto não é o fim final porque a Bíblia fala também dos novos céus e um novo terra, onde tudo estará de acordo com a vontade de Deus.  Se quisermos, todos nós podemos tomar parte desta nova criação, mas cabe a nós nos preparar para aquele dia em que Jesus voltará.  O conselho da Bíblia é:  "Enquanto esperam por esse dia, façam tudo para que Deus os encontre sem faltas, sem pecados e em paz. " (2 Pedro 3.14)
E depois de morte?
Há uma coisa absolutamente certa - um dia vamos morrer! Nunca se sabe quando, onde, e como.  Nunca se sabe se vai ser uma coisa muita repentina, ou se vai acontecer depois dum longo período de doença.
Desde que todos nós vamos morrer, é lógico que o Deus que nos criou tenha deixado alguma ideia sobre o que vai acontecer depois.  Se não fosse este o caso Ele seria muito cruel, mas a realidade é que Ele é um Deus de amor, e quer que nós possamos saber o que vai acontecer depois da morte do nosso corpo.
O Senhor Jesus Cristo e mais ninguém tem autoridade para nos ensinar sobre  a morte.  Porquê? 
Porque:

  • Ele é Deus; 


  • Ele é a verdade, e fala a verdade;


  • Ele veio viver neste mundo para nos ensinar sobre a vida e a morte;


  • Ele passou pela experiência da morte e voltou a viver.  Então Ele tem conhecimento desta realidade.

Devemos então prestar atenção àquilo que Jesus disse na Bíblia. Ele fala-nos de dois mundos eternos, o céu e o inferno. Quando os nossos corpos morrem, os nossos espíritos continuam a viver porque estes nunca podem morrer.  
O inferno é o lugar donde Deus retirou a sua presença e, por consequência, toda a sua luz e amor. Jesus descreve este lugar como um local de escuridão, choro e tormento.  A Bíblia chama a isto eterna separação de Deus. O inferno é uma prisão de vida eterna sem remissão possível. Deus não manda ninguém para o inferno. As pessoas vão para lá por escolha própria, por ignorarem ou rejeitarem Jesus como a única esperança de libertação e de vida eterna, porque Deus providenciou a remissão (o perdão) dos pecados ao deixar Jesus sofrer aquela terrível pena de morte.  Sobre inferno, Jesus disse:

  • "Não temais os que matam o corpo, e naõ podem matar a alma. Temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo." (Mateus 10.28)

  • "É melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. " (Mateus 5.29)

  • "Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reina tudo o que causa pecado, e todos os que cometem iniquidade. E lançá-los-ão na fornalha de fogo, onde haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 13.41)

  • "...vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz e sairão, os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida, e os que praticaram o mal, para a ressurreição da condenação."   (João 5.28,29)

O céu é apresentado como um lugar de amor e felicidade perfeitos, de paz duradoura e satisfação completa - tão encantador e maravilhoso que nem sequer conseguimos começar a compreender. Não haverá mais pecado, nem morte, nem mal, nem violência, nem ódio, nem  separações, nem diabo a importunar e a atormentar, nem mais dor e sofrimento.
A vida cristã aqui é uma preparação para essa vida maravilhosa que há-de vir. Veremos Jesus face a face. No final dos tempos seremos levantados dos mortos com um novo corpo espiritual. Esse corpo ressuscitado será como o corpo ressuscitado de Jesus, perfeitamente adequado para a vida com Ele no céu. Todas as quebra-cabeças e mistérios da vida serão resolvidos.
Se verdadeiramente ama a Jesus, não precisa nunca de ter medo da morte. Quando o seu corpo morrer, o seu 'eu' verdadeiro vai direitinho para junto de Jesus! Será como adormecer e depois acordar. A primeira pessoa que verá será Jesus a dar-lhe as boas vindas por ter finalmente chegado ao lar. Jesus disse: 
  • "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho único, para que todo aquele que acredita n'Ele não se perca mas tenha a vida eterna." (João 3.16)

Jesus nunca falou dum outro lugar (como o purgatório por exemplo) além do céu e do inferno, nem na possibilidade de orar pelos mortos, a fim de que os seus destinos pudessem ser mudados.  A Bíblia fala assim:
  • ".. aos homens está ordenado morrer uma só vez, vindo depois disso o juízo." (Hebreus 9.27)

  • "Pois todos devemos comparecer perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal." (2 Coríntios 5.10)

  • "E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se livros. Abriu-se outro livro, que é o da vida. Os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras." (Apocalipse 20.12)

  • "De modo que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." (Romanos 14.12)

Cabe a nós pensarmos seriamente se estamos preparados para morrer, sabendo que depois vamos estar em pé diante de Deus a dar contas a Ele.
Se quiser entregar a sua vida a Jesus Cristo e receber d'Ele um novo começo e perdão pelos seus pecados, pode fazer uma oração (clique aqui)

0 comentários:

Postar um comentário