Superfície pegajosa já está sendo testada em robôs, e o projeto é adaptar para humanos
Enquanto você está sentado aí, está cada vez mais perto de se tornar o Homem-Aranha. Exatamente. Muito da graça de consumir histórias de super-heróis é imaginar ter os mesmos superpoderes, e isso está cada vez mais perto de se tornar realidade.
Segundo o jornal britânico Telegraph, cientistas da Universidade de Stanford, na Califórnia, criaram um material pegajoso, coberto com milhares de fibras de polímero.
Eles já fizeram testes com um pequeno robô, que conseguiu escalar a parede usando luvas e botas revestidas com o material. Agora, a ideia é aprimorar para os humanos.
Só que o projeto não começou imitando as patas das aranhas, mas sim das lagartixas. O professor Mark Cutkosky, chefe da empreitada, explicou o que ele chamou de “adesivo de apenas um sentido”.
- É muito diferente de fita adesiva, em que você tem que apertar para colar, e depois puxar para arrancar. Com outros adesivos, seria como andar com chiclete no pé: você tem que empurrar e puxar. Mas, nesse de adesão em apenas uma direção, é como se você pudesse se pregar e se despregar facilmente da superfície.
Mas os fãs do Homem-Aranha vão ter que esperar: os resultados mais significativos do projeto, chamado Z-Man, no entanto, são esperados para daqui uns dez anos.
domingo, 29 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário